Notícias

Um ano de morte de Jomar Moraes será lembrado pela AML

13 de agosto de 2017

Amigos, confrades e admiradores da obra do maranhense se reunirão nesta segunda-feira, 14, na sede da Academia Maranhense de Letras para relembrar vida e obra do intelectual

Jomar Moraes será homenageado (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Uma missa, exibição de documentário e exposição fotográfica marcarão as homenagens prestadas pela Academia Maranhense de Letras pela passagem de um ano da morte do membro daquela instituição, o escritor, pesquisador e editor Jomar Moraes, que faleceu no dia 14 de agosto de 2016. A solenidade nesta segunda-feira começa às 17h30, na sede da AML.

Jomar Moraes contribuiu de forma significativa para as letras maranhenses e para a preservação da memória cultural do estado. O intelectual faleceu aos 76 anos de idade, devido a problemas renais e seu corpo está enterrado no cemitério Jardim da Paz.

Ingressou na Academia Maranhense de Letras em 10 de maio de 1969, ocupando a cadeira nº 10, cujo patrono é o médico e jornalista Antônio Henriques Leal. Em seu discurso de posse disse receber com humildade o simbolismo da imortalidade acadêmica.

Em 1984 foi eleito pela primeira vez presidente da entidade, cargo que ocupou até 2006. Em sua gestão dedicou-se a muitos projetos como a recuperação das instalações físicas do prédio que sedia a AML e edições de trabalhos seus e reedições de importantes obras da literatura maranhense.