Notícias

Textos inéditos de Bandeira Tribuzi em lançamento

11 de julho de 2017

“10 estudos Inéditos de Bandeira Tribuzi” será lançado na Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI)

Bandeira Tribuzi deixou textos inéditos de economia (Foto: Arquivo)

SÃO LUÍS- O livro “10 estudos Inéditos de Bandeira Tribuzi”, organizado pelo escritor Joaquim Itapary, será lançado hoje, às 19h, no Espaço Cultural Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no São Luís Shopping (Jaracati). A obra reúne os últimos trabalhos na área de economia de Tribuzi ainda não divulgados.

Dividido em capítulos, “10 estudos Inéditos de Bandeira Tribuzi” tem apresentação de Joaquim Itapary e a trajetória do poeta é apresentada pelo escritor Jomar Moraes. Segundo o texto de Moraes, Bandeira Tribuzi viveu a maior parte de seus dias em São Luís, mas fora o “exílio” português da infância à primeira juventude, morou em Fortaleza e no Rio de Janeiro, trabalhando em jornais e em departamentos de comunicação social de empresas. Em 1960, regressou a São Luís, como economista do DNER, cargo do qual foi demitido em 1964. Por sua corajosa militância na imprensa e em praça pública, tiraram-lhe o emprego e mandaram-no para a prisão.

Um dos capítulos do livro trata sobre “As atividades empresariais o Maranhão”, que começa destrinchando a seqüencia do processo de desenvolvimento da classe, a partir do momento do surgimento de seus primeiros integrantes na economia local.

A obra traz ainda as perspectivas econômicas das BRs no Maranhão, considerações sobre o Nordeste e a Sudene, a evolução da lavoura algodoeira maranhense, a síntese histórica da formação urbana, a formulação de uma política de colonização e reforma agrária, a viabilidade econômica de um programa “Álcool Mandioca” no Maranhão, entre outros aspectos.

Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), frisa que o lançamento é uma grande oportunidade de mostrar alguns trabalhos de Bandeira Tribuzi que merecem ser reconhecidos por pesquisadores, estudiosos, estudantes e professores universitários sobre a realidade maranhense. “Por isso, convidamos a todos para prestigiar esse evento e ler a obra”, convidou Benedito Buzar. l

Serviço

O quê

Lançamento do livro 10 estudos Inéditos de Bandeira Tribuzi

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Espaço Cultural Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI).

Preço do livro: R$ 30,00