Notícias

Posse de Elsior Coutinho

24 de agosto de 2019

Está marcada para o próximo dia 29 de agosto (quinta-feira), a cerimônia de posse e recepção do acadêmico Elsior Coutinho, que foi eleito para ocupar a cadeira número 18, vaga pelo falecimento do poeta Manuel Lopes. O evento está marcado para as 19 horas na sede da Instituição e, na ocasião, o novo imortal da Academia Maranhense de Letras será recepcionado pelo professor, economista e escritor Lino Moreira, que saudará Elsior Coutinho com um discurso no qual apresentará ao público presente as qualidades humanas, profissionais e literárias do novo integrante da Casa.

Conforme acontece em todos os eventos solenes da AML, as portas do salão principal da Casa de Antônio Lobo estarão abertas para todos aqueles que queiram prestigiar a cerimônia e parabenizar o novo imortal que adentra aos quadros de sócios efetivos da Academia.

SOBRE O ELSIOR COUTINHO

ELSIOR DE SOUSA E SILVA COUTINHO É maranhense, natural da cidade de Coelho Neto (MA), é técnico em contabilidade formado pela Escola Técnica de Comércio Centro Caixeiral, em 1970, romancista, articulista e cronista com grande atuação na imprensa local. O novo ocupante da Cadeira 18 da Academia Maranhense de Letras é autor do romance Águas e Ventos da Vida e da Morte (FUNC/SIOGE, 1981); dos contos O Golpe (Jornal Pequeno, 1970), A Mulher do Piolho e Beril Avexadim (Jornal O Estado do Maranhão, 1991) e da coletânea de crônicas intitulada O Polígamo e Outras História (Clara Editora, 2018), volume no qual estão enfeixados alguns de seus textos publicados em jornais ao longo de aproximadamente três décadas de colaboração nos seguintes órgãos da imprensa escrita: Jornal Pequeno, Jornal O Estado do Maranhão, Jornal O Imparcial e Folha do Maranhão. Além disso, Elsior Coutinho é detentor dos seguintes títulos e honrarias: Cidadão de São Luís do Maranhão, Grande Oficial da Ordem dos Timbiras; Medalha Brigadeiro Falcão da Polícia Militar do Maranhão e Medalha do Centenário do Gabinete Militar.

 

EVENTO: Posse do acadêmico Elsior Coutinho, a ser recepcionado pelo imortal Lino Moreiro

LOCAL: Sede da Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, nº 84, Centro)

DATA: 29 de agosto de 2019

HORÁRIO: 19 horas