Pagina Inicial > Acadêmicos > Ocupantes

Ocupante

Ivan Celso Furtado Sarney Costa

  • Cadeira

    17

  • Data da Eleição

    01.07.1982

  • Data da Posse

    25.03.1983

  • Recepcionado por

    Viegas Netto

ANTECESSOR:

Biografia

Nasceu em São Luís, a 13 de maio de 1946. Filho de Sarney de Araújo Costa e Anatália de Oliveira Furtado. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e Técnico em Administração de Empresas pela Escola de Administração Pública do Estado do Maranhão, atualmente incorporada à Universidade Estadual do Maranhão.

Artista plástico, cineasta, teatrólogo e jornalista; poeta, contista e estudioso da cultura popular maranhense; colabora na imprensa de São Luís, publicando trabalhos relativos aos assuntos da sua predileção intelectual. Presentemente escreve uma crônica semanal para o jornal O Estado do Maranhão.

Co-fundador e primeiro presidente da Sociedade dos Amigos de São Luís e Alcântara; membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; foi, até 1990, titular da 2ª Diretoria Regional da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da Fundação Nacional Pró-Memória, com jurisdição sobre os Estados do Maranhão e Piauí; integrou o Conselho Estadual de Cultura.

Detentor da Medalha do Mérito Timbira, do Governo do Maranhão, e João Lisboa, do Conselho Estadual de Cultura.

Em 1992 foi eleito vereador à Câmara Municipal de São Luís, obtendo a renovação desse mandato em 1996.

Atualmente exerce na Assembleia Legislativa do Estado uma assessoria especial ligada à cultura.

Bibliografia

O sótão (teatro). São Luís: Func, 1979; Meia-morada coração (poesia). São Luís: Sioge, 1980; Chapéu de couro (contos). São Luís: Func/Sioge, 1981 (este livro, refundido, foi reeditado com o título de Chapéu de couro e palha. São Paulo: Global, 1987); Na boca da noite (contos). São Paulo: Global, 1988; São Luís: uma cidade no tempo (crônicas). São Luís: Minerva, 2007; São Luís, uma ilha bela por natureza. São Paulo: Global, s.d.

Discursos de Posse

Aguarde Atualização…

Textos Escolhidos

Aguarde Atualização…

Iconografia

Aguarde Atualização…