Notícias

CELSO MAGALHÃES EM DESTAQUE NA AML

19 de agosto de 2019

Atualmente pouco lembrado por parte dos leitores, e praticamente desconhecido pelas novas gerações, o escritor, promotor público e pesquisador Celso Magalhães (1849-1879) será o homenageado em uma roda de conversas a ser realizada no dia 21 de agosto (quarta-feira), às 16 horas na sede da Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, nº 84, Centro).

Nesse evento, aberto ao público, sem cobrança de taxa e com emissão de certificado de participação, os presentes poderão conhecer um pouco mais da vida e da obra de um homem que se notabilizou por uma vida voltada para a defesa dos oprimidos e que foi um dos protagonistas do polêmico processo movido contra a senhora Ana Rosa Ribeiro, uma das mais influentes figuras da vida política e social do Maranhão do século XIX. Além disso, Celso Magalhães é reconhecido como um dos pioneiros no estudo do folclore no Brasil e considerado grande prosador e excelente poeta.

Durante o evento, também será apresentada ao público a primeira edição em livro do romanceUm estudo de temperamento, que para muitos críticos e historiadores da literatura, já traz em suas páginas as sementes do movimento naturalista, que iria se consolidar em 1881 com a publicação de O Mulato, por Aluísio Azevedo. O livro faz parte da série de publicações da Academia Maranhense de Letras e pode ser visto como um documento de inestimável valor para estudiosos da literatura brasileira, pois a obra ficou por muito tempo esquecida e somente agora teve sua ortografia atualizada e seus capítulos, que antes estavam impressos em paginas de jornais, enfeixados em livro, sob a curadoria do acadêmico e desembargador Lourival Serejo.

Os palestrantes da tarde serão o professor Yuri Costa, que é graduado em História e em Direito, mestre em Ciências Sociais e doutor em História, além de professor-adjunto da Universidade Estadual do Maranhão. Durante anos, Yuri Costa se debruçou sobre a vida e a obra de Celso Magalhães. Dessas pesquisas resultaram uma tese de doutorado e o livro A flor vermelha: ensaio biográfico sobre Celso Magalhães (1849-1879), recentemente publicado. Outro palestrante é o desembargador, cronista, contista e poeta Lourival Serejo, que é natural da cidade de Viana (assim como o escritor homenageado) e sempre se interessou pelas singularidades apresentadas por Celso Magalhães em suas obras. Foi de Lourival Serejo o trabalho de compilação e atualização do texto do romance Um estudo de temperamento. Para completar a mesa, teremos também a presença do professor e acadêmico José Neres, que já escreveu e apresentou alguns estudos sobre Celso Magalhães, principalmente com relação a seus estudos sobre folclore.

Durante o evento os participantes poderão conhecer melhor a vida e a obra de um dos maiores escritores da literatura maranhense e interagir com os palestrantes.


EVENTO: Roda de conversa sobre vida e obra de Celso Magalhães

LOCAL: Sede da Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, nº 84, Centro)

DATA: 21 de agosto de 2019

HORÁRIO: 16 horas

Entrada franca