Blog

Academia Maranhense de Letras

José Carlos Sousa Silva

Cadeira 33


Televisão no Brasil e no Maranhão

20 de junho de 2020

Eu sempre muito gostei de olhar na televisão os seus programas e neles percebi muitas lições.

No Brasil, a televisão teve o seu início a 18 de setembro de 1950, quando foi ao ar a primeira emissora de TV- brasileira e também da América Latina, ou seja PRF-3 – TV – Tupi – Canal 3, em São Paulo, montada por Assis Chateaubriand. O seu programa inicial, portanto, de estréia, foi um musical de Ribeiro Filho.

A Televisão, no Brasil, cresceu muito em quantidade e em qualidade. Assim, hoje, ocupa imenso espaço na comunicação social.

Quando o dr. Roberto Marinho veio a São Luís, Capital do Maranhão, eu, ainda jovem, porém já trabalhando e muito estudando, exercendo funções de revisor e de repórter em jornal, e exercendo também a advocacia, apresentei-me a ele, que me ouviu de forma gentil e me apresentou muitas lições, nas quais percebi a sua inteligência e a sua elevadíssima cultura.

A partir desse feliz e inesquecível encontro, percebi a Televisão Globo em destaque permanente no Brasil e inclusive no mundo, justamente em conseqüência do funcionamento da inteligência e da cultura do dr. Roberto Marinho, com repercussões positivas até hoje e em benefício de muitos povos.

Eu vi o início da Televisão Mirante na belíssima cidade São Luís, uma das mais lindas do Brasil. Eu estou dentro dela, ela dentro de mim e desta posição nunca vou sair, pois, mesmo depois de morto, a minha alma, meu espírito nela permanecerá.

A Televisão Mirante, sem dúvida, teve o seu início de existência real, perfeita, necessária, imprescindível, com realização, concretização do que pensou, sentiu, ouviu, falou e escreveu o escritor, jornalista, advogado, político e até, hoje, o melhor de todos os presidentes da República Federativa do Brasil, o dr. José Sarney, o meu eterno amigo.

A partir da sua instalação a Televisão Mirante muito cresceu e assim as suas transmissões, hoje, alcançam o Maranhão inteiro e grande parte do Território brasileiro. Funciona, portanto, adequadamente, apoiada em elevado nível tecnológico e científico e assim em benefício do povo.

A Televisão Mirante iniciou magníficos trabalhos, na comunicação social no dia 15 de março de 1987, como efeito positivo magnífico, incontestável, das lições perfeitas do dr. José Sarney.

Hoje, a Televisão Mirante está sob o comando geral, de forma eficiente, honesta, inteligente e culta, da dra. Teresa Murad Sarney, presidente do Grupo Mirante, e dispõe do trabalho eficiente da jornalista Eveline Cunha.

A Televisão Mirante nunca parou no seu espaço físico, social, e cresceu muito nas suas atribuições na comunicação e assim fazendo o melhor diante do povo e pelo povo.

A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, assim está explicitado em norma da Constituição brasileira e que deve sempre ser respeitada e cumprida, pois assim será sempre possível o exercício pleno da prática democrática. Assim sendo, os que têm trabalhado e dirigido a Televisão Mirante já fizeram o melhor pelo povo.

O povo maranhense, em especial, tem recebido informações perfeitas e verdadeiras olhando o que transmite a Televisão Mirante.

A liberdade deve ser sempre respeitada diante do que é transmitido através da comunicação social.

E-mail: jcss@elo.com.br