Blog

Academia Maranhense de Letras

José Carlos Sousa Silva

Cadeira 33


Minha homenagem ao Dr. José Sarney

18 de abril de 2020

No dia 24 de abril de 2020, o Dr. José Sarney, ex-presidente da República Federativa do Brasil, estará completando 90 anos. Ele nasceu em 24 de abril de 1930, em Pinheiro, no Maranhão. É filho do Dr. Sarney de Araújo Costa e da Sra. Kiola Leopoldina Ferreira de Araújo Costa, que lhe ensinaram muito e, em especial, ser eternamente cordial, e saber pensar, sentir, ouvir, falar e escrever. Por isso, ele muito cresceu e continua crescendo.

Assim, ele vive, hoje, com muita inteligência, cultura, saúde, e fazendo o bem, sem ódio, sem preconceito, e em benefício de todas as pessoas merecedoras.

Ele foi, é e será sempre um exemplar cidadão, digno, portanto, do respeito e da admiração de todos os povos no mundo inteiro.

O Dr. José Sarney, usando sempre as suas próprias inteligência e cultura, muito do melhor já realizou. Assim sendo, o seu nome está em destaque nas histórias da Literatura Brasileira, Maranhense, em especial. Ele também está nas Histórias da Política do Maranhão e na do Brasil.

Ele já escreveu e publicou muitos livros, os quais já foram elogiados e bem lidos. É poeta, romancista, contista, jornalista, autor de excelentes artigos, orador perfeito e inesquecível historiador.

É Membro Efetivo da Academia Maranhense de Letras, Ocupante da Cadeira nº 22, na qual, após eleito em 19 de março de 1952, tomou posse em 17 de junho de 1953. Já exerceu a Presidência desta Academia no período de 11 de abril de 1966 a 26 de março de 1969. É também Membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Brasiliense de Letras, da Academia de Ciências de Lisboa, e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Ele exerceu mandatos de Deputado Federal, de Governador do Estado Maranhão, de Senador e de Presidente da República Federativa do Brasil, demonstrando sempre muita inteligência, cultura, honestidade, agindo em defesa também do sistema Jurídico-Democrático e da completa paz social.

O Dr. José Sarney está, merecidamente, recebendo muitas homenagens, que são expressões puras, verdadeiras dos seus 90 anos bem vividos, pensados, sentidos e demonstrados nas realizações de bons resultados, benéficos inclusive ao povo em geral.

Assim, ele muito cresceu e tem vivido merecendo permanecer nos cérebros e nos corações de milhares de pessoas no mundo inteiro e sob os seus aplausos.

O Dr. José Sarney é o meu eterno amigo, eu muito o respeito e o admiro. Com ele e por ele sempre trabalhei. Assim, vou continuar. A nossa amizade é perfeita união e que assim muito cresceu sob a proteção também de Deus.

Para ele eu já muito rezei e assim pedindo a Deus que lhe conceda a oportunidade necessária e imprescindível para que ele ultrapasse os 100 anos de vida.

Assim, ele permanecerá entre o povo e lhe transmitindo, através do seu espírito, lições das melhores para uma vida completa de felicidade e paz.

Dr. José Sarney! Através deste artigo, quero, aqui, deixar registrado o que sempre pensei, senti e sinto diante das suas atuações como cidadão e profissional em várias áreas importantes para todas as pessoas dignas e merecedoras do melhor na vida. Eis, aqui este registro: “Parabéns, Dr. José Sarney! Peço a Deus que lhe conceda as oportunidades reais, benéficas, garantidoras para viver mais de 100 anos!”

E-mail: jcss@elo.com.br