Blog

Academia Maranhense de Letras

José Carlos Sousa Silva

Cadeira 33


Homenagem merecida e histórica

23 de março de 2019

Fui aluno da Faculdade de Direito, na Rua do Sol, frente ao Teatro Arthur Azevedo, aqui em São Luís, no período de 1967 e a dezembro de 1971, quando, então, concluí o Curso de Bacharel em Direito e recebi o respectivo diploma.

A partir do início de 1974 retornei à referida Faculdade como um dos seus professores, após aprovado, em 2º lugar. Referidos fatos me fizeram até hoje muito feliz na minha vida.

Recentemente, no mesmo local, no dia 15 do mês em curso, à noite, assisti, com muita satisfação, a uma homenagem ao professor e jurista dr. Alberto Tavares Vieira da Silva, membro efetivo da Academia Maranhense de Letras, ocupante, hoje, da Cadeira nº 34.

Trata-se, sem dúvida, de uma homenagem muito justa, merecida, histórica, pois o dr. Alberto Tavares Vieira da Silva é muito inteligente e culto e por isso mesmo é portador de uma história digna do respeito e da admiração de muitas gerações.

A Faculdade de Direito, em São Luís, no Maranhão, foi fundada realmente em 28 de abril de 1918. Aí estudaram e ensinaram homens e mulheres que muito souberam ocupar posições de destaque em suas vidas pessoais, profissionais, e em benefício da humanidade.

A acima referida, Faculdade de Direito, merece, sim, destaque no Brasil inteiro, pois foi um palco excelente onde alunos, alunas, professores e professoras souberam fazer o melhor na vida.

Em saudação ao dr. Alberto Tavares Vieira da Silva, quando de sua posse na Academia Maranhense de Letras, o meu confrade Milson Coutinho, afirmou: “Intelectual de longo curso, conferencista escorreito, uma das raras pessoas, neste mundo, capaz de sintetizar, no seu ser, estar e fazer, estes personagens.”

O dr. Alberto Tavares Vieira da Silva é um excelente orador, escritor, jurista, professor universitário e um ser humano digno do respeito e admiração de todas as pessoas, justamente sabendo do que ele já realizou, e realiza. Ele é, sem dúvida, um bom exemplo para muitas gerações que estão, hoje, no Brasil, no Maranhão, especialmente, e no mundo.

Ele é também um bom espelho para quem quer ver a força da moral crescendo nas ações e nas omissões em defesa sempre do correto, do legal e do justo para as pessoas merecedoras de tudo isso.

A solenidade, acima referida, foi presidida pelo ilustre professor dr. Roberto Veloso, que, atualmente, é o dirigente do Curso de Mestrado em Direito, da Universidade Federal do Maranhão.

O professor dr. Roberto Veloso é muito competente e assim sabe ser juiz federal e professor Universitário, merecendo sempre os aplausos dos seus jurisdicionados, alunos e de todas as demais pessoas.

A Universidade Federal do Maranhão está, hoje, sob a administração excelente da sua reitora dra. Nair Portela Silva Coutinho, que, para isso, conta com uma equipe de elevado nível intelectual.

Diante de tudo isso, o evento, em homenagem ao dr. Alberto Tavares Vieira da Silva, já está na sua história e assim ficará nas memórias de muitas gerações que sabem valorizar a inteligência e a cultura como meios adequados, suficientes na construção do melhor caminho para os seres humanos.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br