Blog

Academia Maranhense de Letras

José Carlos Sousa Silva

Cadeira 33


Educação não é somente mais conhecimento

2 de agosto de 2015

No Brasil, hoje, estamos diante de um quadro social no qual precisamos ver a educação realmente em completo funcionamento a partir de cada família e se ampliando por completo em todas as escolas, inclusive nas de níveis superiores. Desse modo, a educação realmente será completa. Para isso, pais, mães, professoras e professores promoverão excelentes resultados em benefício de todas as pessoas.

A família é uma instituição básica. Nela começam os excelentes valores humanos. Os que nela realmente atuam com inteligência e sabedoria em favor da humanidade terão magníficos resultados.

No ambiente escolar o ensino precisa estar sempre vinculado ao crescimento perfeito e constante da educação em geral. Cada ser humano somente crescerá no seu meio social se for educado no mais elevado nível, primando sempre pela cordialidade. Não basta crescer no plano material no meio social. É preciso crescer também no trato diante de todas as pessoas, oferecendo-lhes o melhor de dentro do seu coração e do seu cérebro.

A cordialidade nas relações sociais diariamente não produz nenhum prejuízo a ninguém. Eleva o seu autor ao ápice do seu ambiente, no seu meio social, ampliando a cada dia mais o seu número de amigos e de amigas.

É muito bom para todas as pessoas haver a certeza da cordialidade. E esta nasce e cresce em consequência do recebido no lar e nas escolas. Os pais nunca devem deixar, desde muito cedo, que os seus filhos e as suas filhas fiquem sem receber orientações adequadas para que possam crescer sem a prática do que não presta na formação, na busca do melhor e do bem em especial.

Nunca se deve objetivar na vida a prática do mal, porém somente a prática do bem e especialmente em todos os seus lugares de atuação. Assim, a construção do melhor na vida será possível.

A focalização do que não presta para ninguém não traz bons resultados, pois não serve de bom exemplo da ação ou omissão de alguém. O ser humano precisa, sim, sentir, ouvir e ver o que é melhor para o seu crescimento no seu dia-a-dia.

O Brasil é muito grande e tem uma enorme população. Não lhe basta tudo isso para crescer no quadro mundial. Precisa de uma educação completa às crianças e aos seus adultos. Desse modo, desfrutará das vantagens de ser realmente enorme no quadro universal.

Vamos lutar sempre pelo melhor e sempre assim fazendo o bem nas ações e omissões sem nenhum tipo de ódio, porém com muito amor à vida.

As crianças, os adolescentes e os jovens e as jovens em geral precisam estar muito bem no lar, nas escolas em geral, nas ruas, nas praças, nas estradas e nos campos, sob completa proteção, segurança plena. Não merecem ser agredidas. Merecem ser educadas e protegidas. Assim, crescerão e servindo de bons exemplos para muitas gerações.

É sempre muito bom e imprescindível que cada pessoa no seu meio social cumpra com todos os seus deveres. É também muito importante que a convivência entre todas as pessoas seja pautada sob o comando da legalidade, pois assim ninguém sofrerá violação aos seus direitos.

A ordem social é garantidora de bons resultados e da certeza de um bom futuro. O povo brasileiro precisa de um estado eficiente, cumpridor da sua integral missão na educação completa, fazendo assim o melhor para todas as pessoas que estão ocupando o seu imenso território com dignidade e respeito na busca do melhor na vida e pela vida humana.
José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor da UFMA e Universidade Ceuma, mestre em Direito pela UnB, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br