Blog

Academia Maranhense de Letras

José Carlos Sousa Silva

Cadeira 33


Ao advogado dr. Kleber Moreira

5 de janeiro de 2019

No dia 8 (oito) de janeiro de 2019 o advogado dr. Kleber Moreira estará completando 88 anos de vida. Ele nasceu, portanto, no dia 8 de janeiro de 1931, em Penalva, no Maranhão. É maranhense puro e merecedor dos aplausos de todas as pessoas.

Ele cursou o Primário na Escola Agrupada J. J. Marques, em Penalva, no grupo Escolar Arimatéia Cisne, no Instituto Rui Barbosa, em Arari, a seguir, concluiu o Curso Ginasial no Ateneu Teixeira Mendes e o Científico no Liceu Maranhense, em São Luís.

No dia 10 de dezembro de 1955, na antiga Faculdade de Direito, ele colou grau de Bacharel em Direito. A partir daí, estudou muito a Ciência do Direito e se tornou realmente eficiente e exemplar advogado.

No período de 1954 a 1958, ele atuou como repórter e redator exemplar no “Jornal do Dia”, hoje, denominado “O Estado do Maranhão.” Por isso, foi e é considerado também jornalista. Ele foi Cônsul Honorário da Dinamarca em São Luís no período de 03 de julho de 1984 até janeiro de 2001, quando foi aposentado.

Ele é inscrito definitivamente como Advogado no Conselho Seccional da OAB – Maranhão -, sob o nº 296, desde 15 de março de 1957. É, hoje, seu integrante e assistente jurídico eterno.

Em atividade, no Maranhão, é o advogado mais antigo e digno do respeito completo do povo. Foi integrante do Conselho Federal da OAB no período de 1983 a 1985, onde fez do melhor possível em defesa do sistema jurídico – democrático.

Em conseqüência de brilhante atuação, o dr. Kleber Moreira recebeu, merecidamente, muitas decorações e de repercussões estadual, nacional e internacional.

Diante de fatos e atos, acima mencionados, ele está, sem dúvida, registrado na história da advocacia no Brasil e, em especial, no Maranhão, sua terra berço e excelente integrante da República Federativa do Brasil.

Por tudo o que fez e ainda faz, o dr. Kleber Moreira é realmente indispensável à perfeita administração da Justiça em nosso Brasil. O seu aniversário é fato importante e serve de motivo para ser citado como exemplo para muitas gerações.

Ele sempre soube viver e por isso conseguiu crescer como cidadão e profissional do Direito atuando em defesa da Justiça.

Ele é merecedor dos aplausos de todas as pessoas que sabem a grandeza da sua inteligência na luta permanente do crescimento do melhor pelo Maranhão e pelo Brasil, beneficiando sempre o povo, que é a fonte o sujeito principal do poder político.

O advogado que sabe vive e exercer a advocacia no cumprimento sempre dos seus deveres profissionais e exercendo os seus direitos amparados pela legalidade merece, sim, respeito permanente do meio social, no qual nasceu, cresceu e vive.

Ao dr. Kleber Moreira meus parabéns e peço a Deus que lhe conceda a oportunidade de permanecer sempre vivo e assim ultrapassando o centenário tão merecido.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor da UFMA e Universidade Ceuma, mestre em Direito pela UnB, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br