Blog

Academia Maranhense de Letras

José Louzeiro

Cadeira 25


Alegrias de infância

20 de agosto de 2016

Receitas com caranguejo são apreciadas no Maranhão (Foto: Divulgação)

Receitas com caranguejo são apreciadas no Maranhão (Foto: Divulgação)

Ao ficar velho, com mais de 60 anos, posso garantir com segurança que envelhecer é um bom desafio: vive-se o momento e tudo o que passou, mas não se perdeu da lembrança: por isso os velhos têm sempre boas histórias a nos contar.

Vive-se bons momentos que se tornam lembranças queridas.

No meu caso, eu lembro como se fosse ontem, meu avô trazendo enfiadas de caranguejo que vovó botava na panela de água quente, como se aquilo não fosse uma crueldade.

Mas como eles eram bichos feios, não parecia doer. Sofrimento dos feios não comovia, nem quando vovó Doroteia afundava os caranguejos na panela de água quente.

Para tirar os cabelos que cresciam nas unhas; curiosamente os cabelos dos caranguejos não queriam nada com a parte lisa do casco, nem pentear para trás ou para o lado.

Eu me divertia com eles porque meu pai sentia o contrário; perversamente traçava o destino dos caranguejos, o que muito me irritava. Sorrateiramente, enquanto o pai cuidava de colocar as achas de lenha no fogo, eu tratava de permitir que alguns caranguejos fugissem, retornando ao lamaçal nos fundos do quintal.

Hoje, bem que poderia ter tachado de “Salva Vida” dos crustáceos que, após banho de lama, experimentavam a crueldade das águas ferventes das panelas.

Até a minha vovozinha se divertia colocando os batráquios nas águas ferventes das panelas.

O calor era tanto que eles, em geral, de cascos brancos, saíam da água quente de cascos avermelhados.

Eu reclamava a favor deles, mas ninguém me dava ouvidos por defender animaizinhos com tantas pernas, mas sem saber para que lado seguir.

A boa vovó somente era boa com todos nós, menos com os caranguejos que ela própria mergulhava na água quente.

Sorrateiramente, enquanto o pai cuidava de colocar as achas de lenha no fogo, eu tratava de permitir que alguns caranguejos fugissem, retornando ao lamaçal nos fundos do quintal.