Blog

Academia Maranhense de Letras

José Carlos Sousa Silva

Cadeira 33


A cidade São Luís tem paisagens do seu passado

25 de julho de 2020

Eu estou na cidade São Luís desde o mês de fevereiro de 1960. Após alguns anos eu recebi muitos convites para sair dela, porém não aceitei nenhum. Nela permaneço e permanecerei. Amo completamente esta cidade, que contém paisagens lindas do seu passado.

Nela nasceram, viveram e vivem muitos gênios da literatura, das ciências, inclusive das artes em geral e da política também, que estão na sua história e, assim, engrandecendo-a mais, no Maranhão, especialmente, no Brasil e no mundo.

A cidade São Luís é muito linda. Está numa Ilha também muito linda. O mar indica os limites do seu território. Aí estão a beleza, a grandeza e a força da natureza, que é obra de Deus e, por isso, merecem respeito e admiração da humanidade inteira.

As suas paisagens arquitetônicas revelam a genialidade de arquitetos portugueses, franceses e brasileiros e que assim são todos merecedores da imortalidade.

A cidade São Luís foi, é e merece ser sempre a capital do Estado Maranhão, que está num imenso e belo território, que tem, como bens vizinhos, o Piauí, o Pará e Tocantins. Estas realidades naturais e arquitetônicas merecem ser reveladas para todos os povos no mundo.

Os habitantes da cidade São Luís são apaixonados por ela e se sentem felizes nela e por ela fazem o melhor.

Eu já disse repetidas vezes: “Estou dentro da cidade São Luís e ela dentro de mim. Mesmo após a morte, somente o meu corpo vai, porém nela o meu espírito fica. Por isso, daqui não saio, daqui ninguém me tira.”

A cidade São Luís mereceu, merece e merecerá sempre ser bem administrada, sob o comando da inteligência, cultura e honestidade.

Atualmente, eu já percebi que o prefeito do Município São Luís, dr. Edivaldo Holanda Júnior, está realizando uma excelente administração. E, assim, restaurando, conservando de forma adequada, necessária, imprescindível, todas as suas paisagens arquitetônicas, inclusive as suas novas e naturais, em respeito completo à sua história, ao seu presente e ao seu futuro, em benefício do povo.

A cidade São Luís é, sem dúvida, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, graças a iniciativa da ação inteligente, culta e honesta da doutora Roseana Sarney, que merece permanecer, e especialmente, na história completa desta lindíssima cidade.

Em face de todas essas realidades fáticas, históricas e também naturais, a cidade São Luís merece ser, permanentemente, mostrada, revelada, através dos meios de comunicação, para todos os povos no mundo inteiro.

Se em certo dia, eu olhar essa divulgação, eu sentirei uma imensa e eterna satisfação e assim formando dentro do meu cérebro e do meu coração a certeza de uma informação correta, perfeita e histórica em benefício de muitas gerações.

A cidade São Luís é um palco perfeito, belíssimo, histórico, revelando sempre quem ela foi, é e será eternamente. Neste mesmo palco estão os seus habitantes do seu passado, do seu presente e garantidores da certeza do melhor futuro para os seus sucessores.

A cidade São Luís revela o melhor para os seus habitantes e visitantes. Assim sendo, merece ser completamente olhada, sentida e amada. Nela está a certeza da grandeza de sua beleza histórica. Ela é realmente uma cidade bela no quadro mundial. Assim, merece permanecer para sempre na memória de todas as pessoas.

E-mail: jcss@elo.com.br