Blog

Academia Maranhense de Letras

José Carlos Sousa Silva

Cadeira 33


A amizade merece respeito e proteção

21 de dezembro de 2019

A amizade nasce e cresce da fé em Deus e de suas lições. Merece respeito e proteção completa de todas as pessoas que nela e por ela estejam unidas.

Ela nunca deve ser danificada. Ela expressa a força do saber pensar, sentir, ouvir, falar e escrever objetivando sempre resultados benéficos para todas as pessoas que estejam trabalhando e estudando sempre na busca do melhor na vida e pela vida também.

Na amizade estão a força do cérebro e da cordialidade do coração unindo assim as pessoas que sabem realmente trabalhar e estudar diante de tudo e de todos sem destruir ninguém. A amizade não nasce do nada e não cresce sem o apoio completo, verdadeiro, correto, em união perfeita das pessoas que nela estejam.

Todas as pessoas, no mundo, devem estar bem unidas e assim vinculadas à pura amizade e em defesa da verdade. Eu, quando escrevi o livro “Encontro Com as Palavras” (poesia), referindo-me à palavra “Amizade”, deixei registrado sobre ela o que sempre pensei e sentir, eis, portanto, a seguir, o que registrei no citado livro; “Amizade não nasce do nada, nasce da união e cresce pela perfeição, assim segue no tempo e no chão, vai longe e sobe para sempre, cresce por si e pela multidão.”

“Ela diz de onde veio e para onde vai, é precisa e assim deve ser sentida e avaliada, a sua verdade tem força eterna, abre espaço para o bem e assim não faz mal, indica o melhor contra a maldade.”

“Ela revela o sentimento puro, tem a sua própria história, protege e engradece quem por ela só faz o bem, é bom, sim, protegê-la e engrandecê-la, assim faz para todos um perfeito berço.”

“Tem na lógica a sua explicação, tem na razão o motivo para existir, não se perde nas palavras nem nos fatos, para isso basta que seja bem conduzida, se assim cada um fizer, será eternamente feliz.”

Assim sendo, a amizade nunca deve ser banalizada, porém exaltada sempre e revelada como uma das grandezas da humanidade na busca da completa paz social.

Para que os povos vivam sempre sob o comando da paz e obtenham bons resultados da verdadeira e pura amizade nos seus próprios territórios, devem unir-se pelo bem e nunca pelo mal.

É muito bom viver, porém o mais importante é saber viver e sem destruir a vida de ninguém.

A amizade une o corpo e a alma, espírito, de cada pessoa no mundo inteiro. Diante dessa incontestável realidade fática e espiritual, eu peço a todas as pessoas, no mundo inteiro, e, em especial, no Maranhão, e no Brasil completo, que sempre dêem valor à pura amizade como transportadora perfeita ao realizar, para sempre, a felicidade de todas as pessoas dignas do melhor em suas relações individuais e coletivas.

Finalmente, peço a Deus que ilumine o cérebro e o coração de cada pessoa, no mundo inteiro, e que pratiquem sempre ações e omissões unidas pela amizade e objetivando a paz universal completa.

Assim, espero que amizade seja eterna e, em seu respeito completo, seja sempre cumprida sem ódio e sem preconceito algum a fim de que todos os povos possam viver felizes e unidos para sempre e sem nenhuma desobediência às lições de Deus.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letras

E-mail: jcss@elo.com.br