Stencil-Acrilex-30x8-1125-Barra-Arabesco-2 copiar

BIBLIOTECA ASTOLFO MARQUES

Stencil-Acrilex-30x8-1125-Barra-Arabesco-2 copiar

Introdução

 A Biblioteca Astolfo Marques é uma instituição que compõe a Academia Maranhense de Letras, situada na Rua da Paz 84, em São Luís do Maranhão. Possui um acervo aproximado de 11.390 documentos, cuja checagem foi realizada em 2021, estando em processo de reorganização, tendo em vista doações recebidas que se encontram em fase final de seleção e catalogação. Apesar de possuir um acervo robusto que será acrescido com as doações recebidas.

A Biblioteca Astolfo Marques recebeu, aproximadamente, 1968 documentos de Nagib Jorge Neto e 2596 de José Carlos Lago Burnett e teve 83 livros restaurados por iniciativa pessoal do Presidente Carlos Gaspar, principalmente por se tratar de obras raras.

Iniciativas da Biblioteca

Atividades de gerenciamento da Biblioteca:

  • checagem do acervo; recebimento das doações (2596 + 1968 = 4564 aprox.)
  • seleção (em processo); catalogação (em processo); reorganização do acervo (criado setor somente para os fundadores e outro apenas para autores maranhenses);
  • catalogação de 160 documentos e inserção ao acervo permanente da biblioteca Astolfo Marques;
  • atualização das “cadeiras” de novos acadêmicos empossados: Reynaldo Soares/38 e Daniel Blume/15, respectivamente, e de dois novos acadêmicos eleitos (Fernando Braga e Flávio Dino).
  • elaboração de 15 Fichas catalográficas (Coleção Humberto de Campos (7 livros);

5 revistas da AML; 1 Imigração e Herança: Sonia Almeida &Andréa Menescal Heath; O Vadio José Maria Nascimento / Seleção e Prefácio de Félix Alberto Lima/ 2021; Catálogo de Arte Plástica – Eliézer Moreira Filho.

Infraestrutura

Houve troca de ar condicionado por dois novos aparelhos.

Participação em eventos

Destaca-se a 14a Feira de Livros de São Luís, tendo ficado a cargo da Biblioteca, por meio de sua bibliotecária, Gerlane de Sousa Oliveira, fazer-se presente, durante todo o período de exposições, nos dias 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 de dezembro, de 10:00 às 22:00 horas, no estande da AML, organizado pelas demais funcionários da Academia, Mirian Mendes Silva Pinto, Graciete da Silva Ramos e Simei Santos da Silva. Coube à bibliotecária permanecer no estande da AML, recebendo os visitantes e prestando os esclarecimentos necessários, excetuando-se o dia 4, por causa do lamentável falecimento do acadêmico Luiz Phelipe Andrès.

Cumpre-nos esclarecer que a Biblioteca Astolfo Marques foi consultada diversas vezes por alunos da rede pública e privada, professores e pesquisadores de escolas e universidades, fato intensificado durante a Feira de livros de São Luís e necessita de que seja criada uma política de acesso ao acervo, sem que haja extravio de seus documentos.

À disposição para quaisquer esclarecimentos, apresento – como meta para 2022 – finalizar a checagem do acervo com a listagem dos documentos selecionados das doações e finalização da catalogação daqueles selecionados, chegando à quantidade exata até dezembro do corrente ano, momento em que se finaliza a atualização dos dados da biblioteca, fundamentais para o controle e continuidade de seus serviços, essenciais à sociedade.

Atenciosamente,

Gerlane de Sousa Oliveira

Bibliotecária da AML

CRB – 13/930

Carrinho de compras