Eventos

Academia Maranhense inicia programação de aniversário

2 de agosto de 2016

Academia Maranhense de Letras (AML) completará 108 anos no dia 10 de agosto; programação especial começa hoje, às 19h, com lançamento de livros, recital de poesia e exibição de documentário em homenagem ao poeta Nauro Machado
Lançamento inédito de Nauro Machado abre a programação de aniversário da Academia Maranhense de Letras (Foto: De Jesus / O ESTADO)

Lançamento inédito de Nauro Machado abre a programação de aniversário da Academia Maranhense de Letras (Foto: De Jesus / O ESTADO)

SÃO LUÍS – Uma vasta programação literária e de atividades culturais. Essa é a proposta da Academia Maranhense de Letras, no mês de aniversário da entidade. Hoje, às 19h, a Casa de Antônio Lobo, instalada na Rua da Paz, abrirá suas portas para o lançamento de dois livros que homenageiam o poeta Nauro Machado: “Canções de roda aos pés da noite”, obra deixada pelo poeta falecido em novembro do ano passado e editado pela Contracapa, do Rio de Janeiro, com fotografias de Márcio Vasconcelos; e “Erasmo Dias e Noites”, reeditado pela AML. A solenidade será comandada pelo presidente da instituição, Benedito Buzar. O livro sobre Erasmo Dias traz artigos, crônicas, contos, poemas e a novela “Maria Arcângela”, considerada a obra-prima da ficção erasmiana, pesquisados e selecionados, com propriedade, por Nauro Machado.

O evento de hoje, além de lembrar o aniversário de Nauro Machado, que completaria nesta data 81 anos de idade, também marca o início das comemorações dos 108 da Academia Maranhense de Letras, celebrado no próximo dia 10 de agosto. Nesta data, a solenidade terá, entre outras atividades, o relançamento das obras “História do Maranhão” e “História de São Luís”, do historiador Mário Meireles, a exposição do fardão de Odylo Costa, filho, doado pela família para a instituição, além de uma homenagem a intelectuais não pertencentes ao quadro da Academia Maranhense de Letras. Durante todo o mês, haverá outras atividades culturais na Casa de Antônio Lobo. “A Academia Maranhense de Letras dará início a sua programação especial em homenagem aos 108 anos de sua fundação com essa noite especial e essa justa homenagem a um dos poetas mais marcantes da literatura brasileira. O aniversário propriamente dito será no dia 10 de agosto”, disse o presidente da Casa.

Buzar lembra que a AML foi fundada em 10 de agosto de 1908 por Antônio Lobo, Alfredo de Assis Castro, Astolfo Marques, Barbosa de Godóis, Corrêa de Araújo, Clodoaldo Freitas, Domingos Barbosa, Fran Paxeco, Godofredo Viana, I. Xavier de Carvalho, Ribeiro do Amaral e Armando Vieira da Silva. Foi considerada de utilidade pública pelo Decreto 92, de 19 de novembro de 1918, assinado pelo governador Urbano Santos da Costa Araújo.

Programação

Na programação de hoje, além do lançamento desses dois livros, a programação incluirá a exibição do curta-metragem “Infernos”, com roteiro e direção do filho de Nauro, Frederico Machado, seguido de recital com poemas do autor de “Os parreirais de Deus”, dirigido por Tácito Borralho e conduzido por artistas do Laborarte. O documentário reconhece o trabalho de Nauro Machado como um dos mais importantes da poesia brasileira.

O poeta, que chegou a ser comparado por alguns críticos a Fernando Pessoa, deixou obra singular, apresentando elementos de uma reflexão existencial angustiada. Nauro já foi citado por intelectuais como Drummond, Cabral, Cassiano Ricardo, Alfredo Bosi, Luciana Stegnano Picchio, Fábio Lucas e Ferreira Gullar, e em livros de história literária, antologias internacionais e enciclopédias.

Serviço

O quê

Programação de aniversário da AML

Quando

Hoje, ás 19h

Onde

Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz)

Entrada franca