Eventos

Academia Maranhense de Letras celebra 109 anos

10 de agosto de 2017

Programação de aniversário ocorrerá hoje, às 17h30, na Praça Gonçalves Dias, patrono da instituição na data que marca também o aniversário do poeta de “Canção do Exílio”

Academia Maranhense de Letras celebra 109 anos (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS-O grande poeta brasileiro Gonçalves Dias nasceu em 10 de agosto de 1823. Neste mesmo dia, no ano de 1908, foi fundada a Academia Maranhense de Letras, que celebra 109 anos de existência. Nesta data, os imortais da Casa de Antônio Lobo se reunirão, às 17h30, na Praça que leva o nome do autor da “Canção do Exílio”, para prestar homenagens ao poeta maranhense.

Em torno da estátua do poeta, erguida no centro da praça, os imortais da AML evocarão passagens da vida e obra do escritor. A ideia de tirar as comemorações de dentro da sede da Academia foi do presidente da Casa, Benedito Buzar. “Foi uma maneira de relembrar Luiz Rego, que quando era presidente da instituição, fazia isso. Ele levava os acadêmicos à praça para reverenciar o poeta, relembrar sua importância”, destaca o presidente.

Além dos imortais, alunos e professores do Centro de Ensino Gonçalves Dias deverão participar da solenidade. “A participação dos alunos muito nos agrada pois eles poderão conhecer mais da vida e da obra do poeta. Lá faremos recital de poemas de Gonçalves Dias e nossa intenção é construir um jogral para declamarmos ‘Canção do Exílio’ coletivamente”, adianta Benedito Buzar.

A Academia Maranhense de Letras foi fundada por Antônio Lobo, Alfredo de Assis Castro, Astolfo Marques, Barbosa de Godois, Corrêa de Araújo, Clodoaldo Freitas, Domingos Barbosa, Fran Paxeco, Godofredo Viana, Xavier Carvalho, Ribeiro do Amaral e Armando Vieira da Silva.

É considerada de utilidade pública por meio do decreto 92 de 19 de novembro de 1918, do governador Urbano Santos da Costa Araújo. Está localizada desde 1949 na Rua da Paz, 84, Centro, em um imóvel construído para sediar a Escola de Primeiras Letras da Freguesia de Nossa Senhora da Vitória. Já abrigou a Biblioteca Pública do Estado.

Serviço

O quê

Aniversário de fundação da Academia Maranhense de Letras

Quando

Hoje, às 17h30

Onde

Praça Gonçalves Dias, Centro