Notícias

Estimulando a leitura e o desenvolvimento cognitivo

28 de maio de 2019

Atividade do projeto “Contadores de Histórias” acontece hoje, às 14h, na Academia Maranhense de Letras, com a presença de estudantes da rede pública de ensino, professores e do escritor Wilson Marques

A Academia Maranhense de Letras (AML) recebe hoje, às 14h, professores do projeto “Contadores de Histórias”, que integra a Coordenação do Livro Infantil da Secretaria Municipal de Educação. Os participantes farão uma demonstração do projeto e celebrarão o sucesso da iniciativa. O evento contará com a participação de estudantes da rede pública de ensino e do escritor Wilson Marques.

A atividade será uma espécie de confraternização e comemoração , uma vez que o projeto “Contadores de Histórias” foi o vencedor da terceira edição do “Troféu Baobá de Literatura”, cuja premiação ocorreu em São Paulo. A idiea do projeto é estimular a leitura e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes em sala de aula. A iniciava é uma das importantes intervenções pedagógicas desenvolvidas na rede municipal com o propósito de melhorar a leitura, a escrita e o senso crítico dos alunos.

Conforme o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, o projeto tem feito enorme diferença como ferramenta educacional. “A arte-narrativa desenvolvida pelo projeto é um excelente instrumento não apenas de estímulo à leitura, como também para a construção de valores, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e raciocínio lógico-matemático”, disse.

“Contadoras de História” já beneficiou mais de 10 mil alunos da rede municipal. A iniciativa tem como objetivo estimular a leitura, incentivar a literatura e fazer dos momentos lúdicos de contação de histórias um espaço propício à criação, ao desenvolvimento cognitivo dos alunos e à construção de valores importantes para a vida.

Com o mesmo propósito são desenvolvidos ainda vários outros programas, como “Carro Biblioteca”, com acervo de quase dois mil livros que atende as 98 escolas da Educação Infantil, “Resgate e Valorização do Autor Maranhense” e a contação de histórias vinculada à utilização da Biblioteca Móvel, além de formação de professoras da educação infantil em literatura infantil “Teorias e Práticas para Contadores de História”.

O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, elogiou a iniciativa. “Toda e qualquer iniciativa que estimule os nossos jovens e a ler é bem-vinda, pois a literatura amplia horizontes e nos possibilita uma percepção mais completa a respeito do mundo”, disse.

Serviço

O quê

Projeto “Contadores de Histórias”

Quando

Hoje, às 14h

Onde

Academia Maranhense de Letras (AML)

Entrada franca