
SÃO LUÍS-Um Termo de Cooperação entre a Academia Maranhense de Letras (AML) e os cursos de Letras de diversas universidades e instituições de ensino superior das redes pública e privada de São Luís será celebrado hoje, às 19h, na sede da instituição. Trata-se de um programa de ação cooperativa na área de literatura e suas modalidades de expressão.
O documento será assinado entre a AML e os cursos de Letras da Universidade Federal e Estadual do Maranhão e ainda das faculdades Santa Fé, Iesma e Facam. O objetivo do Termo de Cooperação será aproximar estudantes e professores destas instituições dos membros da Casa de Antônio Lobo, bem como das obras literárias maranhenses por meio da disponibilização do acervo da AML.
Para o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, a ação trará benefícios tanto para a AML quanto para os estudantes. “Por esses e outros meios reconhecemos o valor de nossa juventude estudiosa e a preparamos para ocupar a Casa que um dia lhe pertencerá”, destaca o presidente.
Caberá à AML disponibilizar seu acervo documental e a biblioteca Astolfo Marques para o estudo e pesquisa dos estudantes e professores dos cursos de Letras das faculdades. Além disso, os membros da Academia poderão participar e colaborar com as atividades acadêmicas destes cursos.
Por esses e outros meios reconhecemos o valor de nossa juventude estudiosa e a preparamos para ocupar a Casa que um dia lhe pertencerá\” – Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras
Ação inédita
Como uma ação inédita, os alunos poderão presentar seus trabalhos de conclusão de curso – monografia, teses e dissertações – no Salão Nobre da Casa de Antônio Lobo. As apresentações serão abertas aos membros da AML, seus convidados e ao público em geral, a exemplo de professores e alunos de outros cursos e de outras faculdades. “Iniciativas assim são inéditas na Academia. Não haviam acontecido em mais de 100 anos da Casa de Antônio Lobo”, reforça Benedito Buzar.
O termo também abre espaço para que professores e alunos possam colaborar como consultores editoriais em temas e estudos de suas especialidades. “Estaremos de braços abertos para acolher estudantes e professores de Letras no trabalho, remunerado, de revisão e tratamento técnico dos livros a serem editados pela Academia”, pontua Benedito Buzar.
Os alunos também terão garantidas vagas todas as vezes que a AML promover conferências, palestras, e outros eventos literários. Os alunos participantes destas ações também receberão certificados que valerão créditos para seus currículos.

Serviço
O quê
Assinatura de Termo de Cooperação entre AML e faculdades de Letras
Quando
Hoje, às 19h
Onde
Sede da AML, Rua da Paz, Centro