Academia Maranhense de Letras marca presença em Feira do Livro

Imortais proferirão palestras hoje no evento que prossegue até amanhã em Santa Inês; programação contempla recitais, lançamentos e exposição de livros.
\"Benedito

Tendo como objetivo descentralizar as ações e divulgar a literatura maranhense e brasileira, a Academia Maranhense de Letras (AML) tem investido em ações fora da Casa de Antônio Lobo. Um exemplo é a participação na I Feira do Livro de Santa Inês, quando seis imortais farão palestra, hoje, no evento que ocorre até amanhã, no Ginásio João Cambinha, naquela cidade.

Participam da Feira, Benedito Buzar, presidente da Academia e seus confrades Sebastião Moreira Duarte, Ceres Costa Fernandes, Luiz Phelipe Andrès, José Neres e José Ewerton. Eles falarão sobre temas ligados às letras e ao patrimônio. “Será um dia de palestras no qual abordaremos temas relevantes que foram propostos por nós e acatados pela organização. Ficamos muito satisfeitos em participar desta feira e fomentar a literatura e divulgar as ações da Academia fora dos muros da instituição”, diz Benedito Buzar.

As atividades começam às 9h com a palestra “A Academia Maranhense de Letas e os centenários acadêmicos”, a ser proferida por Benedito Buzar. “Vou falar dos centenários de nascimentos de Pires Sabóia, Franklin de Oliveira e Erasmo Dias e outras efemérides da instituição”, adianta Buzar.

A seguir, Sebastião Moreira Duarte falará sobre “A vida e obra de Catulo da Paixão Cearense”. Já Ceres Costa Fernandes explorará a trajetória e a biografia de Aluísio Azevedo. À tarde, Luiz Phelipe Andrès falará sobre “O Engenho Central de São Pedro”, José Ewerton abordará “O realismo mágico” e José Neres proferirá palestra sobre poesia feminina.

Tema

A I Feira do Livro de Santa Inês tem como tema “Promovendo a leitura com a nossa gente\”, foi aberta ontem e prossegue até amanhã. Na programação, além de palestras, lançamento de livros, concerto, recitais de poesia, rodas de conversa, exposição de livros entre outras atrações.

Além de participar da Feira do Livro de Santa Inês, a Academia Maranhense de Letras fará, na próxima quarta-feira, 20, um encontro na cidade de Itapecuru-Mirim com outras academias de Letras do interior do estado.

Para Benedito Buzar, estas ações são de grande importância pois ajudam não só na difusão da cultura literária, como faz com que a instituição se aproxime mais de outras cidades. “Faz parte das estratégias da Academia essa integração como forma de difundir e incentivar o conhecimento literário e o que tem nos chamado a atenção é o fato de que muitas cidades e escolas têm nos procurado com a finalidade de conhecer um pouco mais a AML, o que nos deixa muito felizes”, observa Benedito Buzar.

Serviço

O quê

Feira do Livro de Santa Inês

Quando

Hoje e amanhã, a partir das 9h

Onde

Ginásio João Cambinha, Santa Inês

 

Fonte: OEstadoMA.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras