Obras serão lançadas na AML

Escritores José Ewerton Neto e José Neres autografam hoje suas publicações na sede da Academia Maranhense de Letras

\"Untitled-1\"Os imortais José Neres e José Ewerton Neto lançam, na Academia Maranhense de Letras (AML), respectivamente, os livros “Na trilha das Palavras” e “O ofício de matar suicidas”. Membros da Casa de Antônio Lobo, os escritores receberão os convidados hoje, às 19h, para uma noite de autógrafos e bate-papo.

“O ofício de matar suicidas”, que traz nesta edição o selo da Escrituras Editora, é um romance policial que narra as angústias e peripécias de um homem que resolve melhorar de vida envolvendo-se com suicidas incompetentes.

O protagonista é uma espécie de \’matador de aluguel,\’ que vive situações tragicômicas. Ação, suspense e uma fina ironia constituem a base da narrativa. Partindo de um tema original, o autor criou um enredo com todas as qualidades de um bom roteiro de cinema, e desenvolve uma trama na qual chama a atenção para a fragilidade humana e uma sociedade corrompida.

Tudo começa quando personagem principal do livro, que não tem nome, anuncia em um jornal, por necessidade econômica, que pode ajudar pessoas interessadas em suicídios. A história de José Ewerton recebeu o formato de livro ainda na década de 1980, quando ganhou um concurso literário, tendo obtido sucesso de vendas em São Luís. É que de tragédia em tragédia, de crime em crime, de mistério em mistério, a narrativa desperta no leitor uma atração pelo destino do personagem central, levando-o a buscar o fim da história.

Na ocasião do lançamento de sua primeira edição, o mestre do romance-reportagem na crônica policial brasileira, José Louzeiro disse da obra: “Um verdadeiro romance policial. Denso. De suspense. Com a irônica narrativa do matador de ‘suicidas indecisos’, aproveita o autor para mostrar em profundidade a fragilidade das pessoas, e a sociedade como um organismo contaminado, doente”, escreveu Louzeiro que também é membro da AML.

José Ewerton Neto é engenheiro metalúrgico, cronista e natural de Guimarães. Tem publicados ainda os livros “Estátua da noite” (poesia); “A ânsia do prazer” (novela); “Cidade aritmética” (poesia); “O menino que via o além” (novela infanto-juvenil); “A morte dos Mamonas Assassinas e outros contos”; “Ei, você conhece Alexander Guaracy?” (contos); “O infinito em minhas mãos” (romance) ; “O A-B-C bem humorado de São Luís” (crônicas), entre outros.

Pesquisa

O outro lançamento da noite será o livro “Na trilha das Palavras”, o 18º livro de José Neres. Trata-se de uma obra que aborda exclusivamente temas voltados para a literatura maranhense, que é a principal linha de pesquisa do autor. O livro é composto por 12 artigos, alguns sobre autores específicos e outros sobre temas mais gerais.

Na obra, o leitor encontra estudos sobre a produção intelectual de escritores como Luís Augusto Cassas, Eva Chatel, Catulo da Paixão Cearense, Sotero dos Reis, Ferreira Gullar, José Chagas, Sonia Almeida e Roberto Kenard, entre outros autores maranhenses estudados por José Neres.

Por outro lado, há também no livro estudos sobre a poesia infanto-juvenil no Maranhão, sobre a relação entre Literatura e História e também como alguns prosadores maranhenses trabalham a instituição escolar em seus romances.

A maioria dos artigos que compõem o volume foi defendida em congressos e demais eventos científicos dos quais José Neres participou nos últimos anos. “Outros foram publicados em jornais e apenas um é inédito em forma impressa”, salienta o escritor.

O livro “Na trilha das Palavras” foi publicado pela Editora Café e Lápis, graças ao patrocínio concedido pela Fapema, por meio de edital de 2014.

José Neres é maranhense nascido em São José de Ribamar. É professor e pesquisador, graduado em Letras (UFMA), especialista em Literatura Brasileira (PUC-MG) e mestre em Educação (UCB), colaborador de O Estado desde 1998 e de outros jornais e revistas locais e nacionais. É membro da Academia Maranhense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 36

Tem publicados livros como “Negra Rosa & Outros Poemas”, “Poemas de Desamor”, “O Último Desejo de Catirina”, “Estratégias para Matar um Leitor em Formação”, “Lousa Rabiscada”, entre outros. l

Serviço

O quê

Lançamento dos livros “O ofício de matar suicidas”, de José Ewerton Neto e “Na Trilha das Palavras”, de José Neres

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Academia Maranhense de Letras, Rua da Paz, Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras