Retrato multifacetado

Médico Natalino Salgado Filho lança hoje 12/11, às 19h, na Academia Maranhense de Letras, o livro “Tarquínio Lopes Filho: médico, político, jornalista, administrador que virou mito”, uma biografia de um dos nomes marcantes da história da Medicina no Maranhão

\"1447275741-388736583\"Uma das mais fascinantes personalidades da história do Maranhão na primeira metade do século XX inspirou o livro que o médico e membro da Academia Maranhense de Letras e de Medicina Natalino Salgado Filho lança hoje, às 19h, na Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz). Intitulada “Tarquínio Lopes Filho: médico, político, jornalista, administrador que virou mito”, a biografia é uma homenagem a esse nome até hoje lembrado como o “Bisturi de Ouro” por suas reconhecidas contribuições à medicina maranhense e que empresta seu nome ao Hospital Geral (Rua de São Pantaleão).

“A vida e as realizações desta personagem inapagável da história maranhense motivaram-nos a produzir o livro”, disse o autor. São 415 páginas que revelam a magnitude de um homem cuja vida foi marcada por intensa participação na vida social e política brasileira, tendo se sobressaído sobremaneira. Logo no início do livro, o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, exemplifica afirmando que “Tarquínio Lopes Filho teve participação decisiva em episódios políticos marcantes, alguns dos quais de repercussão nacional, a exemplo do Golpe de Abri de 1922, da Coluna Prestes, da Aliança Renovadora Nacional e da Revolução de 30”.

E continua Buzar: “sua atuação ocorreu em dois campos distintos, porém, convergentes e interatuantes: o político e o jornalístico. Neles, deixou impressa a vontade irreprimível de firmar-se entre aqueles decididos a alterar as difíceis condições de seu tempo”.

Formação – A obra está dividida basicamente em 25 capítulos, entre eles um que aborda os longos caminhos de formação do biografado, que iniciou a formação escolar no Colégio Rosa Nina, e teve como mestres a educadora Maria Parga Nina e o intelectual e historiador José Ribeiro do Amaral. Foi uma trajetória de vitórias, tendo ele encerrado o curso de Medicina com a apresentação da tese “Aneurisma Arterio-Venoso”, no dia 17 de novembro de 1908, diplomando-se a 21 de janeiro de 1909, por essa faculdade.

Conforme Natalino Salgado, Tarquínio Lopes Filho era um realizador inquieto, que não poupou esforços para mudar a realidade de sua cidade e de seu estado, envolvendo-se em atividades não só distintas, como complexas. Além de médico dos mais talentosos, foi político, jornalista, administrador de negócios privados e públicos, professor universitário e ainda diretor de agremiações esportivas. “Sem considerar outras atividades relevantes, que tomaram tempo e energias do insigne maranhense, como, por exemplo, as de presidente de partidos políticos, como o Partido Democrático Maranhense, o Partido Socialista, sua participação no esforço pela criação da Faculdade de Medicina do Maranhão, entre os anos de 1925-26, as atividades para a implantação do Sindicato Médico do Maranhão”, disse o autor.

Ainda segundo a pesquisa de Natalino Salgado, Tarquínio Lopes Filho Tarquínio Filho esteve envolvido também com a fabricação e comercialização de remédios. Ele produziu o Elixir antidispéptico e as Pílulas Antissezonáticas. Essas atividades exigiam do cirurgião e político maranhense habilidades de administrador, pois envolvido com fórmulas, produção, envasamento, publicidade e comercialização. “Tarquínio Filho esteve envolvido, até a alma, com o desporto. O famoso médico foi, sucessivas vezes, diretor e vice-presidente do clube de futebol Sport Luso Brasileiro, que conquistou, em sua administração, oito títulos maranhenses. Tarquínio Filho foi, ainda, presidente da Associação Maranhense de Esportes Atléticos – AMEA –, cargo que deixou por interferência política do governador Magalhães de Almeida”, disse.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Tarquínio Lopes Filho: médico, político, jornalista, administrador que virou mito”

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras