Noite para os livros

Antônio Augusto Ribeiro Brandão, Ceres Costa Fernandes, Sebastião Jorge e Waldemiro Viana lançam livros hoje, a partir das 19h, na Academia Maranhense de Letras

\"1446667283-218900864\"Quatro pensadores maranhenses se reúnem hoje, a partir das 19h, na Academia Maranhense de Letras (Centro) para o lançamento de suas respectivas obras. No evento, promovido pela Universidade Federal do Maranhão, em parceria com a AML, serão lançados os romances “A vez da caça” e “A questionável amoralidade de Apolônio Proeza”, de Waldemiro Viana, e o livro de crônicas “Cenas de rua”, de Sebastião Jorge. “O narrador plural na obra de José Saramago”, de Ceres Costa Fernandes, e “Desafios à teoria econômica”, de Antônio Augusto Ribeiro Brandão, completam a lista de lançamentos. Todos os livros foram publicados pela EdUFMA.

O diretor da EdUFMA, professor Sanatiel Pereira, explica que dos livros publicados, três são reedições e dois, lançamentos. “Os livros ‘A vez da caça’ e “Desafios à teoria econômica’ são primeiras edições. Já os demais foram reeditados em volumes revistos e ampliados”, destaca Sanatiel Pereira.

Ele observa que ainda que até o fim do ano, a editora da universidade lançará cinco volumes, desta vez, voltados para a poesia. “Estamos finalizando estes livros, mas eles chegarão ao público em breve”, adianta Sanatiel Pereira.

Reunindo 40 artigos publicados em O Estado, o economista e professor Antônio Augusto Ribeiro Brandão traz em “Desafios à teoria econômica” temas que tratam “da historia percorrida pela ciência econômica e das dificuldades enfrentadas pelos economistas em interpretá-las; dos cenários que se desenham daqui por diante; das repercussões específicas da crise ocorrida na zona do euro; dos movimentos sociais decorrentes; da necessidade de novas regras à atividade econômica”.

A crise imobiliária gerada nos Estados Unidos e que repercutiu em toda a Europa foi o ponto de partida para a criação dos artigos, que foram elaborados entre 2008 e 2015. Segundo o professor, o livro é de economia aplicada pode ser utilizado como leitura complementar para universitários.

Organizado em três tópicos, “Desafios à Teoria Econômica” traça um perfil da história do pensamento econômico para depois elaborar projeções do cenário macroeconômico até desaguar em artigos variados sobre a atualidade e conjuntura da economia mundial. “Pude constatar que muitas teses econômicas estão em xeque. Elas deixaram de ser obedecidas. No livro, levanto questões que precisam ser novamente teorizadas. Resumindo, a teoria econômica hoje existente e escrita precisa de inovações, de formulações teóricas que contemplem a nova ordem”, explicou o professor Brandão.

Publicado em português e inglês, com tradução de Cadmo Soares Gomes, o livro também será lançado no próximo dia 12, na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Um lançamento nos Estados Unidos está sendo organizado pelo professor Brandão. “Minha intenção é levá-lo para lá, pois ele foi traduzido para o inglês intencionalmente. É uma forma dos americanos analisarem como nós vemos a economia deles”, disse.

Romances

Waldemiro Viana lançará os romances “A vez da caça” e “A questionável amoralidade de Apolônio Proeza”. O escritor é bacharel em Direito e autor de numerosa colaboração publicada na imprensa de São Luís, como crônicas e artigos, além dos romances “Graúna em Roça de Arroz” (1978/1994), “O mau samaritano” (199), “A tara e a toga” (2011), “O pulha fictício” (2013). Também é dele o livro de sonetos “Passarela do Centenário & outros perfis” (2008).

“Cenas de Rua” recolhe mais de 50 crônicas escritas por Sebastião Jorge em vários periódicos do país. O livro é um desejo antigo do escritor. “Sempre gostei desse gênero do jornalismo e procurei praticá-lo como exercício para aperfeiçoar a escrita e expulsar os meus demônios”, disse. “É através destas páginas que expresso opiniões, extravaso sentimentos, às vezes alimentados pela revolta contra injustiça, mas, em certos momentos, transporto-me para um mundo calmo e sereno, seduzido pela paisagem do verde e pelo canto das aves que enfeitam a vida e enchem de encanto o mundo”, explicou em texto de apresentação do livro.

Bacharel em Ciências Jurídicas e Geografia, Sebastião Jorge é pós-graduado em Comunicação Social e tem nesta área vários livros publicados, como “O jornalismo hoje”, “Os primeiros passos da imprensa no Maranhão”, “A linguagem dos pasquins”, “Política movida a paixão: o jornalismo político de Odorico Mendes e Garcia Abranches”, “A imprensa no Maranhão no século XIX: 1821-1900” e “Inovações do jornalismo no mundo”. Ele também recebeu o título de Professor Emérito da UFMA.

É da professora, ensaísta, cronista, contista e pesquisadora Ceres Costa Fernandes o livro “O narrador plural na obra de José Saramago”. Em sua terceira edição, a publicação é resultado de uma dissertação de mestrado defendida na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro no final da década de oitenta e que ganhou forma de livro da década de 1990 e segunda edição em 2003.

Serviço

O quê

Lançamento de livros na AML

Quando

Hoje, a partir das 19h

Onde

Academia Maranhense de Letras

Preço

R$ 20,00 (cada livro)


fonte: OEstadoMA.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras