Vivas ao mestre Ubiratan Teixeira

Um dos homenageados da 8ª Feira do Livro de São Luís, Ubiratan Teixeira terá sua obra e vida revisitadas hoje, no Convento das Mercês.

\"\"Uma breve pincelada na vasta obra do jornalista, contista, cronista, romancista e teatrólogo Ubiratan Teixeira será feita hoje, a partir das 16h, no Espaço Café Literário Odylo Costa, filho, no Convento das Mercês. O evento faz parte da programação de encerramento da 8ª Feira do Livro de São Luís, que começou no dia 31 de outubro. Um debate promovido por Tácito Borralho e Wilson Marques traz como tema O Teatro de Ubiratan Teixeira e a apresentação da peça Vela ao Crucificado, adaptação de Josimael Caldas a um dos textos mais conhecidos de Ubiratan Teixeira finalizarão as atividades em homenagem a Teixeira.

Um dos homenageados da 8ª edição da feira, Ubiratan Teixeira teve sua obra analisada por Joaquim de Itapary e José Ewerton Neto na última terça-feira (4), quando foi discutido o tema São Luís nos Contos e Crônicas de Ubiratan Teixeira. Hoje, o jornalista e teatrólogo, morto em junho deste ano, terá seu acervo dramatúrgico revisado por dois grandes nomes da teatrologia maranhense.

Segundo Tácito Borralho, dramaturgo e diretor do Centro de Artes e Ciências do Estado do Maranhão (Cacem), a proposta é comentar e discutir a trajetória teatral de Ubiratan Teixeira fazendo um recorte em tudo o que ele desenvolveu como crítico de teatro em São Luís desde a década de 1970 até os momentos que antecederam sua morte, aos 82 anos.

“Além de ser o mais significativo, ele [Ubiratan Teixeira] foi o único que se debruçou na função de discutir o que era produzido aqui e fora. Tinha uma noção de encenação e produção como ninguém. Sem sombras de dúvidas, ele era um dos mais competentes nessa análise crítica da dramaturgia”, destacou Borralho.

Evento – A programação da Feira ainda terá a apresentação do espetáculo Pão com Ovo, da Cia Santa Ignorância, às 19h, lançamento de livros, contação de histórias, exibição de filmes e, na cerimônia de encerramento, às 20h, apresentação do Coral infantil São João. As ações acontecem no Convento das Mercês.

Este ano, a Feira do Livro trouxe como tema Literatura infantil: aqui começa a magia da literatura e teve como tem como patrono o escritor Wilson Marques, autor dos livros Touchê: uma aventura pela Cidade dos Azulejos, Touchê: uma aventura em noite de São João, Quem tem medo de Ana Jansen, entre outros, e homenageou três escritores: a escritora e ativista Mundinha Araújo, e os jornalistas e escritores Ubiratan Teixeira e Odylo Costa, filho, estes últimos em memória.

O evento é realizado pela Prefeitura de São Luís, em parceria com a Fundação Municipal da Cultura (Func) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Durante a semana que se passou, vários escritores de renome nacional e maranhenses passaram pelo evento, comentaram sobre suas obras e lançaram livros. É o caso dos escritores Maurício de Souza, Paula Pimenta e Marina Colasanti, que agitaram o auditório Mundinha Araújo, no Convento das Mercês.

O cantor e compositor Zeca Baleiro também aproveitou a oportunidade e o tema da feira e lançou na última segunda-feira o álbum infantil Zoró [bichos esquisitos] Vol. 1 e o livro A Rede Idiota e outros textos. Os escritores maranhenses Wilson Marques, Celso Borges e os confrades Benedito Buzar e José Ewerton Neto também lançaram, respectivamente, livros.

Mais

• O quê

Encerramento da 8ª Feira do Livro de São Luís, com homenagem a Ubiratan Teixeira

• Quando

Hoje, a partir das 16h

• Onde

Convento das Mercês (Desterro)

• Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras