Registros históricos de Itapecuru-Mirim

Pesquisador Benedito Buzar lança hoje o livro O dia a dia da história do Itapecuru-Mirim, naquela cidade, da qual a obra resgata aspectos históricos.

\"imgBinary\"A cidade de Itapecuru-Mirim ganha, no ano em que celebra seus 144 anos, um grande presente. Trata-se do livro O dia a dia da história do Itapecuru-Mirim, de autoria de Benedito Buzar. O escritor, que é presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), lançará a obra hoje, às 19h, no Itapecuru Social Clube, naquele município.

Um dos mais antigos e importantes municípios maranhenses, a então vila do Itapecuru-Mirim foi elevada à categoria de cidade em 1870 por meio da Lei nº 919. Palco de muitos acontecimentos ocorridos nos séculos passados, os principais marcos de sua história estão registrados na obra de Buzar, que se dedicou por dois anos a pesquisas minuciosas feitas na Biblioteca Pública Benedito Leite e no Arquivo Público do Maranhão, ambos em São Luís, e ainda na Câmara de Vereadores de Itapecuru-Mirim. Os registros são fruto de pesquisas em jornais, documentos oficiais e livros.

Benedito Buzar explica que a obra é destinada a professores e alunos, como fonte de pesquisa. “São efemérides da história do município e que precisam ser estudados, discutidos, em especial pelas novas gerações”, diz Buzar, que é natural de Itapecuru-Mirim.

As narrativas da obra referem-se às fases da Colônia, Império e República. “Itapecuru, como povoação, vila e cidade, pontificou com marcas fortes e vivas estes períodos”, salienta o pesquisador.

Na publicação, o leitor encontrará datas e acontecimentos desde o século XVII até os dias

atuais. Para facilitar a consulta, o autor optou por fazer notas curtas e breves sobre assuntos como as leis votadas pela Câmara Municipal, informações sobre intendentes e prefeitos nomeados ou eleitos que assumiram a gestão municipal, projetos de vereadores, mensagens de prefeitos, além de nomes, datas e eventos políticos, sociais, econômicos, culturais e recreativos, que figuram no livro.

Para Benedito Buzar, é importante que se faça os registros para preservação da história da cidade e que seu interesse em escrever foi motivado pelo fato de ajudar a compreensão e o entendimento da evolução da cidade e de seu povo.

A obra tem prefácio assinado pelo desembargador Lourival Serejo, que classifica o livro como “gotas diárias de história para conservar a memória da cidade e de seus habitantes”.

O desembargador ressalta ainda o amor de Benedito Buzar por sua terra natal em outra obra do autor: o livro No tempo de Abdala era assim. “Nele, Benedito Buzar já prestou notável contribuição à historiografia do seu estimado Itapecuru”, diz Serejo.

Autor – Benedito Buzar é jornalista, advogado, professor e pesquisador. Escreveu em diversos jornais e atualmente assina a coluna Roda Viva, publicada em O Estado aos domingos. Ocupou importantes cargos públicos.

De suas numerosas pesquisas transformadas em livros destaque para A greve de 51, os trinta e quatro dias que abalaram São Luís; O Vitorinismo: lutas políticas no Maranhão; Neiva Moreira: o jornalista do povo, entre outros títulos.

Buzar é membro da Academia Maranhense de Letras, onde ocupa a cadeira de número 13. É também fundador e presidente da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes.

Em São Luís, Benedito Buzar lançará O dia a dia da história do Itapecuru-Mirim no dia 14 deste mês, durante a II Mostra Estadual de Literatura, que acontecerá no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande).

Este ano, ele lançará ainda a quinta edição de O Vitorinismo, durante o Festival Geia de Literatura, no fim deste mês, na cidade de São José de Ribamar, e O Golpe de 64 no Maranhão, durante a Feira do Livro de São Luís, evento será realizado de 31 de outubro a 9 de novembro em espaços culturais do bairro Desterro (Centro Histórico), com realização da Fundação Municipal de Cultura (Func).

Serviço

• O quê

Lançamento do livro O dia a dia da história do Itapecuru-Mirim, de Benedito Buzar

• Quando

Hoje, às 19h

• Onde

Itapecuru Social Clube, em Itapecuru-Mirim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras