Gomes de Sousa

Biografia

Joaquim Gomes de Sousa nasceu na fazenda Conceição, em Itapecuru-Mirim, a 15 de fevereiro de 1829, e faleceu em Londres, em 1º de junho de 1863. Se, na esfera da intelectualidade brasileira, alguém logrou atingir as culminâncias da genialidade, tê-lo-ia sido o Sousinha, que aos 17 anos, terceiranista de medicina, requereu exame vago de todas as disciplinas do curso de Engenharia e logrou, em concurso que ficou memorável e que teve a assistência do próprio Imperador, conquistar o grau de bacharel em Ciências Matemáticas e Físicas, quatro meses após, confirmado com a defesa da tese, pelo de doutor, que lhe foi conferido pela Academia Militar do Rio de Janeiro.  a seguir, concorrendo com dois velhos mestres, arrebatou-lhes uma das cátedras dessa escola, tomando assento em sua veneranda congregação sem que tivesse atingido os 20 anos. Depois, colaria o grau de doutor em medicina pela Universidade de Paris. Foi capitão do Real Corpo de Engenheiros do Exército, secretário da Correção da Corte e deputado geral pelo Maranhão; as Universidades e Academias de Londres, Berlim e Viena fizeram-no sócio. Matemático, astrônomo e pensador, é das maiores glórias da Atenas do Brasil.

Bibliografia

  1. Resolução das equações numéricas. Rio de Janeiro, 1850.
  2. Recueil des memoires d\’analyses mathematiques. Leipzig, 1857.
  3. Dissertação sobre o modo de indagar os novos astros sem auxílio de observações diretas. Rio de Janeiro, 1858.
  4. Anthologíe universelle – Choix des meilleures poesies lyriques de diverses nations dans les langues originales. Leipzig: F. A. Brockhaus, 1859.
  5. Mélanges de calcul integral. Leipzig, 1882.

Fisiologia geral das ciências matemáticas e Leis da natureza ou Código de legislação, em que, passando em revista o Universo, pretende expor as leis fixas, gerais e invariáveis que presidiram a sua organização, deixadas inéditas com uma série de memórias outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras