Evandro Sarney

Biografia

Nome literário de Evandro Ferreira de Araújo Costa.  Nasceu em São Bento-MA, a 16 de maio de 1931. Filho de Sarney de Araújo Costa e de Kiola Leopoldina Ferreira de Araújo Costa.  Revelou, adolescente ainda, sua forte vocação para as letras, cujo primeiro caminho de expressão foram grêmios e movimentos literários estudantis, aí já se revelando o poeta, o jornalista e o orador de grande eloquência que mais tarde brilharia nos comícios políticos de praça pública e na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado.

Auxiliar direto do governador Eugênio Barros, elegeu-se, a seguir, deputado estadual, mandato a que foi reconduzido em diversas e sucessivas legislaturas, no período de 1954 a 1970. Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, cargo em que se aposentou.

Jornalista militante ao longo de muitos anos, tem em vários órgãos da imprensa de São Luís, vasta colaboração que, extrapolando o campo das atividades estritamente profissionais, compreende, também, a crônica, o conto, o artigo e o ensaio. Igualmente publicou, em jornais e revistas, grande parte de sua produção poética.

Bibliografia

Não convertamos uma questão de futuro em questão comercial. São Luís: s.ed; Cantigas de quebra-mar (poesia e prosa). São Luís: 1979; Noite maranhense (discurso de posse na AML; coautoria com Carlos Madeira). Brasília: Centro Gráfico do Senado Federal, s.d.; Aquele verde tão verde (poemas e crônicas). São Luís: 1981.

Discursos de Posse

Aguarde Atualização…

Textos Escolhidos

Aguarde Atualização…

Iconografia

Aguarde Atualização…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Carrinho de compras